sábado, 8 de março de 2014

Scorpius (Escorpião)


Scorpius, o Escorpião, é uma constelação do Zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Scorpii. Seu inimigo mitológico é Orion, o caçador, e as constelações estão de fato em pontos diametralmente opostos do céu. As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Sagittarius, Ophiuchus, Libra, Lupus, Norma, Ara e Corona Australis.

O sol passa por Escorpião entre 23 e 30 de Novembro o que faz com que seja a menor constelação do Zodíaco.

Escorpião é uma bela constelação totalmente visível a partir do hemisfério norte apesar de estar no hemisfério sul. É no Verão, já próximo da linha do horizonte numa direcção entre sul e oeste, que podemos ver uma estrela nitidamente vermelha (não fazer confusão com o planeta Marte). É Antares, em árabe «coração do escorpião».

A constelação de Escorpião foi identificada como tal tanto pelosgregos quanto pelos egípcios e persas. A origem egípcia remete àssecas que devastavam a região do Nilo, já que nessa época o Solpassava por essa constelação. Antares, a estrela mais brilhante deEscorpião, era considerada uma das “guardiãs” do céu segundo ospersas. Já a mitologia grega tem outra explicação para a constelação. Oescorpião foi o animal enviado por Ártemis (deusa da caça de acordocom a mitologia, embora ela também seja associada ao parto e à Lua. Artémis pode ser considerada a versão feminina de Apolo, seu irmãogêmeo) para matar Órion. Diz a lenda que Ártemis, fria e vingativa, sentia-se prejudicada nas suas atividades de caça pelo gigante caçador Órion. Uma variante do mito afirma que o escorpião nunca chegou amatar Órion – de fato, se observarmos o céu nessa época do anoveremos que a constelação de Órion se põe enquanto que as estrelasde Escorpião nascem no outro lado da abóbada celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário